Montezuma, um dos principais imperadores astecas
Povo dedicado à guerra, os astecas habitaram a região do atual México entre os séculos XIV e XVI. Fundaram no século XIV a importante cidade de Tenochtitlán (atual Cidade do México), numa área de pântanos, próxima do lago Texcoco.
Economia
Ao longo da expansão do povo asteca, a agricultura foi se tornando a sua principal atividade econômica. Mesmo habitando uma região com terrenos alagados, desenvolveram técnicas agrícolas que separam as limitação naturais da região. Um interessante técnica agrícola desenvolveu - se com a construção dos chinampas.
O comércio também figurava entre uma das principais da atividade econômica dos astecas. Em grandes mercados, com o de Tlatelolco, pessoas realizavam trocas de artesanatos, alimentos, pequenos animais, utensílios e ervas medicinais. Além de realizarem o comércio através do escambo, também utilizava a semente do cacau como uma moeda em troca.
Imperadores
- Acamapichitli (1376–1395)
- Huitzilíhuitl (1395–1417)
- Chimalpopoca (1417–1427)
- Itzcóatl (1427-1440)
- Montezuma I (1440-1469)
- Axayacatl (1469-1481)
- Tízoc (1481-1486)
- Ahuizotl (1486-1502)
- Montezuma II (1502-1520)
- Cuitláhuac (1520)
- Cuauhtémoc (1520-1521)
Religião
Eram politeístas (acreditavam em vários deuses) e acreditavam que se o sangue humano não fosse oferecido ao Sol, a engrenagem do mundo deixaria de funcionar.
Os sacrifícios eram dedicados a:
- Huitzilopochtli ou Tezcatlipoca: o sacrificado era colocado em uma pedra por quatro sacerdotes, e um quinto sacerdote extraía, com uma faca, o coração do guerreiro vivo para alimentar seu deus.
- Tlaloc: anualmente eram sacrificadas crianças no cume da montanha. Acreditava-se que quanto mais as crianças chorassem, mais chuva o deus proveria
Cidades históricas
- Tenochtitlán
- Coatepec
- Chapultepec
- Itzapalapa
- Iztapam
- Tlacopán
- Coyotepec
- Texcoco
Agricultura
Os astecas desenvolveram muito as técnicas agrícolas, construindo obras de drenagem e as chinampas (ilhas de cultivo), onde plantavam e colhiam milho, pimenta, tomate, cacau etc. As sementes de cacau, por exemplo, eram usadas como moedas por este povo.
Artes, religião e arte asteca
O artesanato a era riquíssimo, destacando-se a confecção de tecidos, objetos de ouro e prata e artigos com pinturas. A religião era politeísta, pois cultuavam diversos deuses da natureza (deus Sol, Lua, Trovão, Chuva) e uma deusa representada por uma Serpente Emplumada. A escrita era representada por desenhos e símbolos. O calendário maia foi utilizado com modificações pelos astecas. Desenvolveram diversos conceitos matemáticos e de astronomia.
Na arquitetura, construíram enormes pirâmides utilizadas para cultos religiosos e sacrifícios humanos. Estes, eram realizados em datas específicas em homenagem aos deuses. Acreditavam, que com os sacrifícios, poderiam deixar os deuses mais calmos e felizes.
Dança, Música e Canto
As danças, músicas e cantos astecas eram realizados em diversas atividades de caráter religioso como, por exemplo, casamentos, funerais e sacrifícios. Estavam também presentes em atividades políticas e bélicas.
Os bailes religiosos aconteciam, principalmente, no pátio dos templos.
Os músicos astecas usavam diversos tipos de instrumentos musicais feitos com elementos da natureza, principalmente, madeira. Eram também usados chifres de animais e cascos de tartaruga para a confecção destes instrumentos. Os tambores eram os instrumentos mais usados na realização de músicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário