Bento XVI (Joseph Ratzinger), de 85 anos de idade, eleito 265º Papa em abril de 2005 e sucessor de João Paulo II, surpreendeu ao anunciar sua renúncia na manhã do dia 11 de fevereiro de 2013, quando o Vaticano confirmou que ele renunciaria no dia 28 de fevereiro. A decisão de Bento XVI em renunciar ao cargo de líder da Igreja Católica foi um gesto inesperado já que isso já não acontecia há sete séculos. O motivo de sua renuncia seria a falta de forças.
No dia 27 de fevereiro, Bento XVI presídio sua última missa, que foi realizada na Praça de São Pedro, na qual se despediu pela ultima vez de seus fiéis. No dia seguinte, saiu em um helicóptero da residência dos papas e deixará de ser pontífice.Joseph Ratzinger trocará a batina branca por uma vestimenta negra. Na cabeça levará uma simples boina, segundo analistas italianos.
Desde a renúncia, Bento XVI está em Castel Gandolfo, a residência de verão dos Papas, que fica a cerca de 25 km do Vaticano. Ele permanecerá lá por 2 meses e depois ficará recluso num antigo convento sobre as colinas do Vaticano, com vista para a cúpula da Basílica de São Pedro.
A décima e última congregação geral de cardeais, que prepara o conclave para escolher o novo Papa, ocorreu na manhã de segunda-feira dia 11 de março no Vaticano, com a participação de 152 cardeais, informou o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.
Na manhã de terça-feira dia 12 de março, foram realizados os primeiros ritos do conclave. A partir das 3h no horário de Brasília, os cardeais começaram a se transferir para a Casa Santa Marta, onde ficarão hospedados.
Esta quarta-feira dia 13 de março de 2013 com a fumaça branca e o badalar dos sinos foi anunciado o novo papa, Jorge Mario Bergoglio que foi nomeado Papa Francisco é o primeiro sul- americano a ser eleito papa.
Jorge nasceu em Buenos Aires em 17 de dezembro de 1936.